Quando um cliente vai ao seu consultório, certamente espera se deparar com um ambiente organizado e limpo. Além de tornar o espaço mais agradável, o asseio e os cuidados com a estrutura da clínica também contribuem para melhorar sua imagem profissional. Separamos algumas sugestões para te ajudar nessa tarefa. Confira!
1) Renove a pintura das paredes
Qual foi a última vez que você pintou sua clínica? Pode parecer uma medida secundária, mas paredes recém-pintadas e limpas são essenciais para que seu cliente se sinta bem em seu consultório.
Quando vamos a um local em que a pintura é muito antiga, não temos a sensação de que ele está velho, sujo e meio acabado? Pois bem, uma parede manchada ou com marcas de móvel pode, sim, causar impressões negativas sobre os cuidados que você tem com o ambiente de trabalho.
É importante renovar a pintura da clínica pelo menos duas vezes ao ano. Com isso, você mantém as paredes livres de rachaduras e sujeiras, e deixa o espaço mais amigável e confortável para seus pacientes.
2) Cuide de problemas estruturais
Assim como as paredes sujas saltam aos olhos do cliente – de uma forma negativa, claro! –, problemas como infiltrações e mofo nas paredes também são facilmente percebidos por quem frequenta sua clínica. Uma infiltração no banheiro pode inutilizar completamente o espaço e torna-lo inóspito.
Imagine: seu cliente acaba de sair da consulta, vai ao banheiro lavar as mãos e se depara com bolhas estouradas na tinta da parede, cimento aparente e mofo ao redor da infiltração. Mesmo que seu trabalho tenha sido ótimo, e que o paciente entenda que se trata de um problema na estrutura do consultório, esse definitivamente não é o ambiente amigo em que ele espera estar. Isso nos leva ao nosso próximo item:
3) Deixe o banheiro de clientes sempre impecável
Um lavabo limpinho e organizado, em qualquer lugar, é tudo que você deseja encontrar quando precisa usar o banheiro fora de casa, certo? Na sua clínica, então, esse espaço tem que ser impecável. Mantenha o ambiente limpo, sempre com sabonete e papel higiênico disponíveis.
Nada de deixar baldes com panos de chão, sabão e outros produtos de limpeza acumulados nos cantinhos por aí. Tenha sempre um móvel ou armário adequado para armazenar utensílios como esses.
4) Mantenha as bancadas desobstruídas
A bancada da recepção é um dos primeiros locais pelos quais seu paciente irá passar ao agendar uma consulta. Por isso, é importante que ela esteja livre e desobstruída.
Não é legal manter uma infinidade de fios de computador, impressora e telefone pendurados no balcão. Uma boa saída é embuti-los. Fichas, papéis e recibos devem ser guardados em arquivos ou armários, assim como bolsas e casacos podem ser pendurados em um cabideiro.
Com o espaço livre, você facilita o trabalho de sua equipe, tanto na própria recepção quanto na limpeza da bancada, e assegura que o cliente tenha uma boa experiência e se sinta bem em um consultório organizado e amigável.