Levar um animal de estimação ao veterinário pode ser uma tarefa complexa: muitos são bem dependentes dos donos, se sentem desprotegidos e com medo quando se veem sozinhos em um ambiente estranho. Se você é dono de uma clínica neste segmento, temos algumas dicas que podem torná-la mais aconchegante e segura, tanto para cães e gatos quanto para os donos dos pets. Confira:
- Monte uma sala de espera grande
Sua empresa receberá um bom número de animais, que terão de conviver por certo tempo até serem chamados para a consulta ou para o banho. Imagine o caos: uma salinha pequena, completamente cheia, com dois labradores, um poodle toy, um gato de grande porte, um par de calopsitas e, é claro, os donos desses bichinhos. Complicado, não é mesmo? Por isso invista em ambientes diversos. Se o espaço for amplo, é possível criar distâncias seguras entre os animais e evitar qualquer tipo de confusão que possa ser causada pela diversidade de pets aguardando no mesmo local. Até porque, você receberá tanto bichinhos doentes e abatidos, quanto animais enérgicos e curiosos.
- Seja pontual
Mantendo sempre a pontualidade você evita encontros “conflituosos” entre os pets, deixando seus clientes mais satisfeitos. Além disso, é bom ser atendido no horário combinado, especialmente se você está levando consigo um animal. Se já é difícil controlar a nossa ansiedade ao esperar por uma consulta, imagine a dos pets.
- Invista na praticidade
Como estamos tratando de animais, é importante assegurar que a decoração e o mobiliário da clínica sejam fáceis de limpar. Por mais que o dono tente adestrar seu bichinho e o mantenha perto de si, nada impede que um cão faça suas necessidades ali mesmo, na sala de espera. Afinal, eles estão em um ambiente desconhecido e em situação atípica. Portanto, é preciso investir em revestimentos laváveis, inclusive para sofás e cadeiras, e evitar que o material dos assentos acumule pelos.
- Não descuide do cheiro
Pela clínica veterinária passam animais de todos os tipos, mas são os cachorros machos que gostam de urinar para marcar território. Por isso, é normal que muitas vezes o espaço tenha algum odor desagradável. Nem por isso você vai deixar seu cliente esperando pelo atendimento do pet em meio ao cheiro de xixi. Torne o ambiente amigável: passe um neutralizador de odores e depois borrife um aromatizador em todo o local. Mas atenção: o aromatizador e todo o material de limpeza tem que ser escolhidos com muito cuidado, pois os pets tem um faro muito sensível e o cheiro pode causar problemas para eles.
- Pense no conforto dos donos e dos animais
Em consultórios médicos e odontológicos é prática comum ter um espaço com água, chá, café e alguns biscoitinhos para os clientes. Lembre-se que, na sua clínica, além de oferecer essas facilidades para os clientes, você precisa pensar também nos animais. Nessa hora, evite os bebedouros comunitários: pode haver algum animal doente ali, e a clínica deve justamente evitar que outros pets sejam contaminados. Adote potinhos descartáveis para oferecer água individualmente. Assim, eles podem matar a sede e os donos se sentirão bem mais tranquilos e seguros em um ambiente amigo, que tem cuidado e carinho com seus animais.