Está pensando em dividir a clínica com outros profissionais da área? Essa é uma boa solução que muitos médicos, dentistas e veterinários encontram para economizar nas despesas com o consultório e também para oferecer opções de serviços além dos que desempenham. Destacamos alguns pontos importantes que você deve observar antes de tomar essa decisão:
1) Determine quais serão as especialidades da clínica. Essa é uma decisão estratégica que pode determinar o sucesso ou o fracasso da clínica. Procure um profissional para te ajudar nessa decisão!
2) Se vocês ainda vão alugar um imóvel, escolha o espaço de acordo com as suas necessidades. De nada adianta pagar por uma casa super grande e espaçosa se vocês não precisam de um lugar que seja, de fato, tão amplo. Ainda que os custos sejam reduzidos, porque serão divididos entre todos profissionais, não vale a pena alugar um local maior se ele não será bem aproveitado e ficará vazio. A segurança, a manutenção e a solução da fachada podem ser onerosos para você.
Analise quais são suas prioridades, quantos profissionais irão trabalhar no espaço, se cada um terá sua própria sala e, só depois, decida se é necessário montar a clínica em um imóvel maior.
3) Como o ambiente será compartilhado com outros profissionais, procure um local que tenha pelo menos dois banheiros. Reserve um deles para a equipe da clínica e deixe o outro para uso exclusivo dos clientes. Assim, você assegura que o lavabo dos pacientes esteja sempre limpo e organizado e evita ter que passar pela sala de espera toda vez que precisa ir ao sanitário.Esse lavabo dos clientes precisa também ser adaptado para portadores de necessidades especiais.
4) Caso você divida não só o espaço da clínica, mas também a sala em que atende, manter o local sempre limpo e organizado é essencial. Não deixe materiais espalhados nas bancadas, assegure que o consultório tenha armários suficientes para guardar todos os instrumentos sem confundir e misturar os pertences de cada profissional. Separe também um espaço para armazenar roupas casuais, bolsas e sapatos. Alias, essa organização é fator fundamental mesmo que o consultório seja de uso exclusivo seu!
Bancadas limpas e desobstruídas dão sensação de asseio e inspiram confiança em seu trabalho – além disso, em um espaço ordenado é mais fácil encontrar equipamentos e materiais de cada um dos que dividem a sala. Assim, o ambiente se torna mais agradável tanto para a equipe da clínica quanto para seus pacientes.