Antes de definir a localização, decoração e contratação de equipe, todo profissional da saúde que vai montar uma clínica nova deve pensar se alugará ou se prefere comprar o imóvel. De imediato não há uma resposta certa para essa questão, pois cada caso precisa ser analisado em suas particularidades. Mas aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a definir qual decisão tomar.
Planeje as despesas
Se você considera comprar o imóvel, é muito importante lembrar que a clínica envolve muitos outros gastos além do dinheiro que você precisará desembolsar para adquirir o espaço. Montar um consultório é um investimento financeiro que precisa trazer retorno com o tempo, mas para isso é preciso que sua clínica seja um espaço atraente ao público-alvo.
Quando um cliente vai ao consultório, a primeira coisa que ele nota é se o ambiente é agradável e aconchegante. Ele não consegue perceber, por exemplo, se o espaço é próprio ou alugado. Por isso, caso você opte por comprar o imóvel, calcule bem os gastos que terá com a reforma e a decoração do espaço – se necessário, busque orientação de um profissional para te ajudar a fazer essas contas. Não corra o risco de ficar sem dinheiro justamente no momento de montar a decoração humanizada.
Invista no novo ambiente
Tenha em mente que a decoração do consultório não é, e não pode ser de forma alguma, supérflua. É ela que, juntamente com a excelência no atendimento, fará com que o cliente se sinta bem em sua clínica e queira voltar lá. Então de nada adianta ter um imóvel próprio e quitado, se não sobrará dinheiro para aplicar no conforto e na estética do local.
Caso tenha recursos para arcar com a obra completa, a compra do imóvel pode ser uma boa ideia. Você investirá em um espaço que é seu e, se seguir os passos que um projeto bem feito precisa seguir, terá retorno financeiro em breve. Afinal, pessoas satisfeitas com o atendimento e o conforto da clínica têm grandes chances de se tornarem clientes fiéis.
Se você avaliou suas condições financeiras e concluiu que não consegue comprar ou não tem dinheiro suficiente para adquirir e reformar o novo espaço, o aluguel é a opção mais viável. É comum que profissionais da saúde tenham de alugar um imóvel e investir em algo que é de outra pessoa, de outro dono. Isso pode gerar um receio infundado de nunca conseguir reaver o valor gasto nas reformas.
De fato, montar uma clínica nova poderá ser dispendioso em alguns aspectos, mas você deve pensar que esse dinheiro não está sendo jogado no lixo. Se o planejamento for bem feito, ele retornará à medida em que seus clientes gostarem do seu consultório e dos serviços prestados. Então, não há necessidade de se preocupar com isso. Preocupe-se com o planejamento estratégico, com os objetivos que tem em mente. Além disso dê atenção ao bem estar de seus clientes, a um bom atendimento e uma clínica montada para atender e surpreender esses clientes em cada mínimo detalhe.
O investimento na decoração e no ambiente da clínica são altamente rentáveis. Lembre-se que não é o fato de a clínica ser apenas bonita que fará com que ela conquiste seus clientes. Ela precisa ser adequada ao público alvo de todas as maneiras, inclusive na estética. Criando um espaço amigo e acolhedor para o seu público alvo, esteja certo de que a quantia desembolsada será recuperada através de clientes encantados e satisfeitos!