Ter espaços necessários nos locais corretos e com dimensionamento correto define um fluxo de funcionamento para a clínica que podemos chamar de Fluxo Perfeito
Não é suficiente que uma clínica esteja bem decorada de acordo com o perfil do cliente para termos um ambiente perfeito do ponto de vista do Marketing. A clínica também precisa estar bem planejada, possuindo todos os ambientes necessários ao seu bom funcionamento. Uma decoração bem-feita vai encantar o cliente por satisfazer seu desejo de ter um espaço amigo na clínica que o faça se sentir em casa ou em um ambiente que sempre sonhou ter. A decoração de acordo com o perfil de cada público encanta por aproximar-se do seu sonho. Mas existem necessidades e expectativas que não podem ser esquecidas. Apenas combinando a decoração bem-feita com um planejamento que tenha todos os espaços necessários nos locais corretos é que teremos uma clínica capaz de atender bem seus objetivos.
Ter os espaços necessários nos locais corretos e com dimensionamento correto define um fluxo de funcionamento para a clínica que podemos chamar de Fluxo Perfeito. Este fluxo faz com que todos os procedimentos, dos mais simples aos mais complexos, possam acontecer de maneira organizada e limpa. É o fluxo exigido pelas normas de aprovação de projetos na área de saúde. É o fluxo capaz de gerar confiança no seu cliente. As normas para execução de projetos podem ser encontradas no site www.anvisa.gov.br (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e devem ser sempre levadas em consideração. A segurança que esta organização de um fluxo perfeito gera no cliente também é muito importante. Lembre-se que cliente satisfeito representa lucro para você!
A regra básica para se ter um fluxo perfeito é separar as áreas sujas das áreas limpas, nunca ligando uma a outra através de portas. Por exemplo, colocar um banheiro de sua clínica com a porta abrindo para dentro da copa ou da esterilização é inadmissível! O banheiro é uma área muito suja. O cliente nunca faria em sua própria casa um banheiro saindo diretamente na cozinha e vai entender isso como total falta de higiene. Quanto mais culto o cliente, maior o impacto negativo destes cruzamentos de fluxos. É importante salientar que a lei também proíbe este tipo de fluxo. Consulte a RDC-50 no site www.anvisa.gov.br
É muito comum clínicas que não têm DML (depósito de material de limpeza) nem qualquer outra área separada para a limpeza. Em alguns desses casos, o pano de chão é lavado no banheiro de clientes, na pia da copa ou da esterilização! Qual a impressão que isso pode passar para seu cliente? Com certeza não é uma boa impressão…Nenhuma decoração, por mais adequada que seja, conseguiria minimizar o impacto da falta de um local específico para o pano de chão. Por isso, é importantíssima a existência de uma “pia suja” para estas finalidades dentro da sua clínica.
Usar a pia do laboratório de prótese ou da esterilização como copa, ou vice-versa, também não é permitido pela ANVISA. A copa deve ser uma área limpa para seus funcionários e não pode ficar misturada com a parte clínica. Se o cliente tiver acesso a essa mistura de funções incompatíveis nos espaços, ficará cada vez mais inseguro. Dependendo do cliente, poderá chegar até a desistir do tratamento.
Algumas dicas práticas:
- leia a RDC-50, disponível no site da ANVISA
- tenha sempre, pelo menos, um sanitário bem decorado e limpo na sala de espera para seus clientes
- tenha um sanitário exclusivo para os funcionários
- nunca misture a copa, a esterilização e o laboratório de prótese. Não faça combinações desses espaços, são totalmente incompatíveis.
- procure abrir as portas dos sanitários para os corredores ou escritórios.
- reserve uma pia para a limpeza.
Lembre-se que seu consultório ou clínica, através do espaço físico e das pessoas, deve gerar uma ótima primeira impressão no seu cliente; deve fazer com que esse cliente se sinta tranquilo, seguro e bem instalado enquanto permanecer em sua clínica e deve funcionar de maneira ergonômica e adequada. Tudo em função de encantar o seu cliente para que ele perceba valor nos seus serviços e esteja disposto a pagar por isto.
Sua clínica ou consultório estão de acordo com as normas citadas aqui? Se precisar de ajuda para essa adequação, fale com a gente!