Alguma vez você já precisou ir ao banheiro em sua clínica e se deparou com olhares ansiosos de todos os pacientes na sala de espera? E o pior: voltou para o consultório sem chamar nenhum novo cliente para ser atendido? Essa situação constrangedora pode ser evitada com algumas mudanças funcionais. Para garantir que sua clínica tenha um ambiente mais aconchegante e confortável para você, seus clientes e sua equipe, uma boa dica é separar as áreas de fluxo interno, em que você e seus funcionários transitam, e os locais que os pacientes têm acesso.
Por isso, é importante que banheiro interno, copa, esterilização, depósito de materiais e escritório não estejam diretamente ligados à sala de espera. Assim, a equipe consegue realizar suas funções com mais tranquilidade, sem dar a falsa impressão de que está negligenciando o cliente quando passa por ele. Ao mesmo tempo, você evita também causar sensação de ansiedade em seu paciente. Assegure que assuntos administrativos, como recebimento de encomendas, discussão de fluxos de caixa, orçamento mensal e folha de pagamentos, sejam tratados em local apropriado, longe dos clientes. A recepção é a vitrine de sua clínica e a sala de espera é um espaço para que o paciente se sinta acolhido e bem.
Seu consultório deve ser construído de forma amigável para os pacientes e prática para a equipe, e a organização é a chave para que isso ocorra. Mantenha a bancada da recepção desobstruída, sem fichas empilhadas e fios de telefone, impressora e computador visíveis. Isso facilita bastante o trabalho dos funcionários. Na maior parte das vezes, basta embutir os fios no balcão e garantir que haja um armário ou gaveteiro para guardar as fichas de arquivo. Um móvel para guardar bolsas e casacos também é uma boa peça para auxiliar os funcionários e manter a bancada limpa. Com isso, o local fica mais organizado e aconchegante para os clientes e o ambiente de trabalho se torna mais agradável.
Uma equipe motivada e bem disposta é essencial para que o atendimento seja o melhor possível! Afinal, o primeiro contato que o cliente tem com a clínica e com os seus serviços é através da recepção. Tenha sempre em mente que seu consultório deve ter um Ambiente Amigo.
[…] uma clínica que possa atender muito bem aos seus clientes, em todos os sentidos, com segurança e conforto. Como estes detalhes são muito valorizados pelos clientes, o custo das adequações necessárias […]