Conseguir novos clientes para o consultório é sempre uma vitória pessoal. Afinal, ter alguém visitando a sua clínica pela primeira vez indica que você está desenvolvendo um bom trabalho de captação de público-alvo. No entanto, é preciso lembrar dos clientes antigos, aqueles que já frequentam seu espaço: eles também precisam de atenção e aconchego como se estivessem na primeira visita.
Uma dica simples, mas primordial, é tratá-los com cuidado e importância. Lembre os nomes dos clientes, pergunte se está tudo bem, converse um pouco. Nada pior que frequentar uma clínica de oftalmologia há anos, por exemplo, e notar que o médico sequer sabe como você se chama. Se você atende mais pessoas da mesma família, como pais e filhos, mande lembranças a eles, seja atencioso e mostre que você se importa – sem, é claro, ser invasivo.
De olho no seu espaço
Observe se o ambiente da clínica não está velho e inadequado para seu público-alvo. Se você é um ortodontista e costuma atender jovens, por exemplo, é essencial que o espaço não pareça congelado no tempo. Nada de utilizar móveis antigos ou de pintar as paredes uma vez a cada três anos. É preciso manter o consultório sempre com um aspecto jovial, por mais que isso exija alguns gastos extra. Tente renovar a pintura uma ou duas vezes a cada ano, troque a disposição dos móveis ou dos quadros nas paredes e garanta que o local seja sempre agradável para os clientes.
Ainda assim, não é preciso se apavorar e realizar grandes mudanças em períodos curtos de tempo. Altere alguns detalhes aos poucos, como os quadros que já estão pendurados há meses. Compre novos títulos de revistas que possam agradar o seu público – afinal, ele cresce e seus interesses também passam por transformações. Separe um local na sala de espera para decorar de acordo com a data do ano, e felicite seus clientes em datas festivas, como seu aniversário, Natal, Ano Novo, Dia das Mães ou dos Pais etc. Ao mudar um ponto de cada vez, seu cliente sentirá que você se preocupa com a clínica e busca realizar melhorias contínuas para que ele se sinta bem naquele espaço.
Tenha cuidado, no entanto, com algumas especificidades da sua área: se você tem uma clínica psiquiátrica, se realiza atendimento psicológico, ou mesmo possui muitos clientes idosos, é legal preservar algumas características do consultório para gerar segurança. Nesses casos, pode ser mais confortável manter uma decoração mais sóbria e constante. Assim, você evitará que esses clientes se sintam deslocados no ambiente, criando um espaço seguro e conhecido para que tenham certa autonomia e se sintam acolhidos pelo local e pela equipe da clínica. Observando pontos como esses é possível fazer com que o seu consultório seja sempre um ambiente amigo e cativante para quem já está com você!