Que cor, que forma, que puxador colocar para ter o melhor resultado estético? São tantas as possibilidades que é fácil ficar confuso com estes detalhes.
É lógico que existe a possibilidade de várias combinações estéticas para um consultório, dependendo principalmente da especialidade atendida e do perfil da clientela. Um consultório de implantes pode (e deve) ser tratado de forma diferente de um consultório de pediatria… Mas, para que não fique mais confuso ainda, vamos a algumas dicas práticas que podem ser usadas sempre:
Cores e materiais
– Prefira pintar as paredes em tons frios que podem acalmar os clientes e esqueça de vez os tons quentes que os agitam. Prefira os azuis, verdes e violetas claros. Evite os vermelhos, amarelos e laranjas (leia mais sobre cores para clínicas e consultórios);
– Pinte o teto em branco Neve para aproveitar melhor a iluminação;
– Escolha pisos resistentes, pois o mocho pode rapidamente causar muitos estragos em um piso inadequado.
Sugestões: granitos, cerâmicas com PEI5 (alta resistência a abrasão), porcelanatos com acabamento acetinado e de boa procedência ou resinas de poliuretano. Todo piso terá prós e contras e você deve analisar para escolher o melhor para seu caso. Compre sempre uma quantidade a mais e guarde para repor as peças que riscarem com o tempo.
Móveis
– Prefira armários clínicos em tons bem claros, próximos do branco, com puxadores prateados ou em cores neutras e bancadas claras. Isso facilitará as combinações futuras de cores quando o consultório precisar de uma pintura nova ou de uma reforma;
– O mármore é mais poroso que o granito e pode manchar com mais facilidade. Sempre que possível, prefira o granito;
– Para escolher o melhor modelo de equipo, preocupe-se com a melhor relação custo/benefício oferecida pela fábrica e com suas necessidades técnicas e de espaço, mas nunca se esqueça do cliente que vai ser atendido nela. É terrível para o cliente, em especialidades que demandam procedimentos de maior duração, ficar deitado em uma cadeira muito estreita e sem conforto. Avalie bem o tipo físico de seu cliente típico (idoso, obeso, adolescente, etc) e o tempo que ele vai passar na cadeira antes de optar por um modelo. Nem sempre o mais bonito ou o mais barato será o melhor para você e para seu cliente;
– Na hora de escolher a cor do equipo, não precisa combiná-la com a cor da parede e com os puxadores de armário. Este tipo de combinação não é rica e faz com que o ambiente fique monótono e sem vida. Se usar uma cadeira verde, pinte as paredes em azul e vice-versa. A sala com certeza vai ficar mais alegre e com uma decoração mais agradável;
– Decore o ambiente com adornos coloridos (cuidado apenas para não exagerar…) para quebrar a frieza das cores da pintura. Pode ser uma imagem colocada na parede ou o colorido da caixinha de acrílico dos alicates sobre a bancada. Lembre-se que a maioria dos clientes adultos tem medo de dentista e que este ambiente da clinica deve passar ao mesmo tempo a ideia de assepsia e de aconchego (na medida do possível).
As decorações diferenciadas que criam clínicas especiais dependem diretamente do perfil do cliente atendido e do resultado que precisamos obter. Uma clínica de ortodontia ou pediatria pode ousar mais nas cores, nas formas e nas imagens. Uma clínica de endodontia, implantes ou prótese deve ter um clima de aconchego que só uma decoração mais tranquila é capaz de passar. Em uma clínica de estética a boa reprodução de cores necessária conduz todo o projeto de iluminação e de pintura. E assim por diante, com todas as combinações possíveis entre elas.
A escolha dos materiais, das cores, das formas e de todos os elementos que formam um projeto é muito importante para criar uma clínica agradável para o cliente, mas nada consegue substituir o contato humano. Portanto, antes do atendimento “decore” seu rosto com um belo sorriso e bom trabalho!
Aproveite e clique para ler mais dicas simples sobre como humanizar sua clínica.