Algumas sugestões para que a clínica fique mais funcional.
O projeto de um consultório ou clínica de odontologia é bastante complexo e deve ser planejado nos mínimos detalhes para que fique funcional, ergonômico e agradável. Não é nada interessante conviver com erros de projeto depois que a clínica já está montada e que todo o investimento já foi feito. O assunto é bastante extenso, mas preparamos aqui algumas dicas básicas para orientar o projeto de uma clínica odontológica:
1º- Legislação
Peça ao seu arquiteto que consulte e estude as legislações que são importantes para os projetos da área de saúde: RDC-50 (anvisa.gov.br), orientações do Corpo de Bombeiros e orientações da Prefeitura Municipal (Código de Obras e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) antes de iniciar o projeto. Não deixe de apresentar o projeto à Vigilância e à Prefeitura de sua cidade para aprovação. Se você conhecer o que pedem as leis, verá que elas estão do seu lado e não contra você.
2º- Organização – etapa I
Faça uma lista de todos os espaços que precisa ter na clínica: sala de espera para tantas pessoas, número de consultórios e ambientes de apoio. Pense no dia a dia do seu trabalho e leia a listagem da RDC-50 para ter certeza de que não se esqueceu de pedir no projeto algum espaço importante. É comum que os dentistas se esqueçam de alguns ambientes de apoio durante o projeto e só perceberão isso quando estiverem trabalhando na clínica nova.
3º- Fluxo
A clínica deve ser projetada para que funcione sem o cruzamento de fluxos. Toda a parte clinica deve poder funcionar sem que funcionários tenham de passar pela sala de espera, por exemplo. É muito desagradável um funcionário ter de passar com material a ser esterilizado pela sala de espera ou você ter de cumprimentar os clientes toda vez que precisar sair do consultório para ir até a copa ou ao banheiro… Por isso, faça com que a planta seja organizada de maneira a deixar a sala de espera livre do transito interno da clínica. Na prática, basta colocar a sala de espera de um lado e todo o restante da clinica do outro lado da planta, de preferência com uma porta entre os dois lados. Existem outros cruzamentos de fluxo indesejáveis: passar por dentro da esterilização para ir ao banheiro, copa ou laboratório, por exemplo. Para resolver esta questão, separe os ambientes sujos dos limpos e ligue cada um deles direto na circulação.
4º- Organização – etapa II
Faça uma lista de todos os materiais e equipamentos que serão guardados dentro de cada móvel (balcão da recepção, armário do escritório, armários clínicos e etc). Assim você estará garantindo que estes móveis serão realmente projetados para atender suas necessidades e não apenas para serem bonitos… É comum existirem móveis lindos e totalmente desorganizados por simples falta de lugar para colocar tudo que precisa ser colocado neles. Considere que vai precisar de espaço em armários para organizar papéis, fichas de clientes, documentações, equipamentos, materiais de consumo e materiais de limpeza. Onde você irá guardar a caixa grande de luvas descartáveis ou o fardo de papel higiênico, por exemplo?
5º- Dimensionamento
Cada clinica precisa ser dimensionada de acordo com a demanda de atendimento. E cada ambiente precisa ser dimensionado para o trabalho ou atividade que será realizado nele. A quantidade de lugares na sala de espera, por exemplo, deve ser calculada de acordo com as especialidades atendidas, os horários de trabalho e com o comportamento dos seus clientes. Para clínicas de ortodontia, devido à alta rotatividade no atendimento, o ideal é ter de 3 a 4 assentos na sala de espera por cada cadeira clínica. A maioria das outras especialidades funciona bem com 2 a 3 assentos por cadeira clinica, mas se você se atrasa com freqüência nos atendimentos ou se seus clientes tem o costume de trazer mais de um acompanhante, aumente a quantidade de lugares na recepção para não correr o risco de deixar clientes em pé. Mas tome cuidado com o exagero! Uma sala de espera enorme, cheia de assentos que na maioria das vezes não são ocupados pode criar no cliente a sensação de que existe algo de errado com a clínica… É como um restaurante que tem sempre a maioria das mesas vazias. A impressão é de que a comida do lugar não deve ser boa! Depois de definir a quantidade de lugares, calcule de 1,6 a 2 m² para cada um deles para dimensionar corretamente sua sala de espera.
Outros dimensionamentos importantes: a legislação pede que um consultório odontológico tenha, no mínimo, 9 m² (uma sala de três por três metros é bastante ergonômica). Para algumas especialidades um consultório de 12 m² (três por quatro metros) pode ser mais adequado devido ao grande número de equipamentos necessários para os procedimentos. Mas um consultório com mais de três metros de largura já passa a ser um problema para a ergonomia e um desperdício de espaço. Salas clínicas projetadas para mais de uma cadeira (de ortodontia, por exemplo) devem ter no mínimo 6 m² por cadeira e uma pia a cada duas cadeiras. Peça ao seu arquiteto que consulte a RDC-50 para o correto dimensionamento dos outros ambientes da clinica, como sala de esterilização, rampas e etc.
A seguir reunimos dicas que podem interferir no projeto de arquitetura de alguns ambientes. A decoração de cada sala, que faz parte de outra etapa do projeto, deverá ser baseada no perfil do cliente que será atendido e será tratada com mais detalhes em outro artigo:
- Sala de espera
– deve ter iluminação natural, sempre que possível, para dar maior conforto aos clientes. Na iluminação artificial, calcule em torno de 12w/m2 e dê preferência a lâmpadas que criem um ambiente mais aconchegante e menos branco, com luminárias mais decorativas.
- Corredores
– não crie corredores compridos e estreitos, que causam mal estar nos clientes e que não poderiam ser aprovados pela Vigilância. A legislação pede corredores com 1,20m de largura, no mínimo. Se existir a possibilidade, coloque janelas para iluminar estas circulações. Não sendo possível, distribua quadros nas paredes de um dos lados para quebrar a monotonia.
- Escritório
– separe o escritório do consultório sempre que houver área suficiente para isso. Crie um escritório agradável, com móveis que te permitam organizar tudo que for necessário. É importante que o cliente te conheça atrás de uma mesa organizada, sem excesso de papéis, fichas, canetas e outros objetos que claramente deveriam estar guardados. E lembre-se: livro não é enfeite! Fuja da tentação de decorar seu escritório com prateleiras cheias deles… elas só servirão para acumular sujeira.
- Sala clínica
– esta sala deve ser a mais organizada de toda a clínica, mostrando sempre uma bancada clara, limpa, sem excessos. Para isso, procure uma empresa especializada em armários clínicos e projete-os com espaço interno para todos os equipamentos que podem ficar guardados. Assim, apenas o imprescindível ficará sobre a bancada, que mostrará ao cliente com clareza que pode ser higienizada facilmente e com freqüência.
– coloque a cadeira clinica com os pés virados para a janela para ter melhor iluminação natural e para dar mais privacidade ao cliente que não ficará olhando para a porta de entrada.
– A maioria dos trabalhos clínicos precisa de uma ótima visualização das cores, por isso a iluminação natural é muito importante nesta sala. Escolha salas com janelas grandes e iluminadas. Para a iluminação artificial, calcule no mínimo 18w/m2 e use lâmpadas com IRC alto (Índice de Reprodução de Cores). Uma boa opção é a Lumilux de Luxe T5 HO da Osram, fluorescente de elevada reprodução de cores. Mantenha o teto pintado na cor branco neve.
- Depósito de material de limpeza
– o depósito de material de limpeza normalmente é esquecido nos projetos, mas é um espaço muito importante para o bom funcionamento de uma clinica. Nele deve haver um pequeno tanque para lavar o pano de chão e prateleiras para os materiais de limpeza. Se a clinica for pequena e não houver espaço, crie um armário para os materiais e coloque uma torneira baixa no sanitário dos funcionários para o pano de chão.
- Sanitários
– a clinica deve ter, no mínimo, um sanitário para os clientes (adaptado para deficientes) e outro para os funcionários. O ideal é que exista um sanitário de clientes para cada sexo.
É lógico que uma clínica grande tem maior facilidade para resolver todas estas questões porque tem área para isso. Nas clínicas menores ou nos consultórios, precisamos adaptar os conceitos acima, projetando opções criativas que resolvam os problemas de forma que ainda assim a clinica esteja de acordo com a legislação.