As decisões de projeto que podem influenciar a maneira como o cliente vê você e seus serviços, não deixe que sejam tomadas por conta do acaso.
Nas consultorias de nossos cursos atendo os alunos e analisamos juntos os problemas que eles têm relacionados ao ponto e à decoração de suas clinicas. Nesta história ele não terá um nome especifico, de tantos que poderia ter, pois foram muitas as vezes que vi esse caso se repetir em locais diferentes…
Pois bem, o protagonista de nosso caso, um dentista, resolveu montar uma clínica e pretende atender um publico de classe média alta. Depois de muito procurar o melhor local (e isso é cansativo mesmo!) encontrou uma casa em uma rua de altíssimo movimento, por onde passam quase todos da cidade. Depois de ouvir a opinião da família, amigos e corretores, ele chegou então à conclusão de que era “o ponto é perfeito!!”
Agora mãos à obra para conseguir fazer a reforma toda nos dois meses que o proprietário deu de carência no aluguel! Ele acredita que o melhor mesmo é começar sem o projeto, afinal de contas, ele acredita saber exatamente tudo que ele precisa. Algumas medidas tomadas por ele:
- Resolve que a primeira coisa a fazer é limpar bem o terreno em volta da casa, cortar a arvore do pequeno jardim;
- pensar em uma fachada bem chamativa: vermelho ficaria ótimo porque chama a atenção das pessoas;
- Já que a fachada se parece muito com uma casa, ele decide que é melhor que o telhado desapareça para que ela fique com “cara de clínica”.
- Agora a placa: resolve que ela tem de ser bem grande, de preferência em aço inox e que caiba o nome e a especialidade dele, o telefone, uma logomarca e um espaço para que os colegas que vão dividir o aluguel da casa coloquem todas as informações deles também.
Na inauguração ele recebe os amigos e familiares e todos adoram a clínica, que logo em seguida passa a funcionar. Passados alguns meses da inauguração. o sucesso que esperava ter com a clínica nova não aconteceu.
O que poderia ter saído errado? Vamos analisar este caso, do ponto de vista da arquitetura:
- Esta clinica não precisa estar em uma rua movimentada… Lembre-se que os melhores clientes vêm por indicação, e não porque viram a fachada da clínica. Na maioria das vezes a visibilidade e movimento exagerado vêm junto com a dificuldade de estacionamento, poluição sonora e velocidade no trânsito de veículos;
- Uma casa é mais aconchegante para os clientes que uma clínica e, dependendo da especialidade atendida, é melhor que a fachada continue com “cara de casa” que passar a ter “cara de hospital”, onde ninguém gosta de ir…
- A cor vermelha realmente é uma cor que chama muito a atenção. Chama tanto a atenção que é usada para simbolizar perigo! Lembra sangue, e acelera os batimentos cardíacos e a frequência da respiração… E não é adequada para a fachada de uma clínica;
- A retirada de árvores para “limpar” o entorno, também é um erro muito comum! Se você investir no paisagismo mantendo as árvores e criando um ambiente sombreado, bonito e aconchegante logo na entrada, o cliente vai valorizar muito mais sua clínica. (Leia sobre a importância de elementos da natureza na sua clínica)
O planejamento da clínica, ou seja, o projeto e até mesmo a escolha do ponto, é um investimento com retorno garantido. Nunca deve ser descartado e deve ser feito por um profissional competente. Não deixe por conta do acaso as decisões de projeto que podem influenciar a maneira como o cliente vê você e seus serviços.
Se identificou ou, por algum motivo que ainda não percebe, acha que sua clínica ou consultório não está atingindo o sucesso esperado? Veja se não está a hora de fazer algumas mudanças clicando aqui.