Uma pesquisa feita na Inglaterra verificou a influência do ambiente físico no humor e na percepção. Grupos com a mesma quantidade de pessoas, de profissões e sexos diferentes, foram distribuídos em dois ambientes. O primeiro tinha as paredes pintadas em cinza e os móveis estavam em completa desordem. Já o segundo ambiente tinha sido pintado com cores harmônicas e os móveis estavam colocados de forma ergonômica e agradável.
Cada um dos grupos recebeu o mesmo conjunto de fotos de pessoas e precisou responder se os rostos retratados eram de pessoas simpáticas. O primeiro, que não conseguiu ficar no local por muito tempo, percebeu as pessoas das fotos como antipáticas e desagradáveis. O segundo permaneceu espontaneamente por mais tempo no ambiente e classificou as pessoas como simpáticas e agradáveis. Conclusão: a simpatia de um rosto ficou condicionada ao que o observador percebeu à sua volta. O ambiente do seu consultório ou clínica influencia na percepção que os clientes têm de você. O ambiente passa informações não-verbais para os clientes. O que o seu consultório ou clínica está passando?
O mundo externo atinge de forma sutil os nossos sentidos e nós imediatamente reagimos, mesmo que de forma subconsciente. Fazer uma arquitetura humanizada significa projetar um consultório ou clínica pensando nas pessoas que irão utilizar o espaço. O dentista busca funcionalidade, retorno do capital investido e um ambiente ergonômico e agradável para trabalhar. Afinal, é nesse espaço que ele passa uma boa parte do seu dia. Não podemos nos esquecer do cliente, já que é ele quem paga a conta. É importante que seu consultório ou clínica seja um ambiente extremamente agradável ou a tendência é que seu cliente busque um local onde ele se sinta melhor.
É normal que, ao criar um espaço, as pessoas usem o gosto pessoal, suas preferências de cores e estilo próprio. Não há nada de errado nisso, mas pergunte-se: “Meu cliente sente-se bem nesse ambiente?”. É preciso ter cuidado, pois na imensa maioria das vezes o seu gosto não tem a ver com o dos clientes. Um local bem projetado deve refletir a natureza de todos que precisam usá-lo. Seu consultório deve ser especial para você, mas também para seus funcionários e, principalmente, para seus clientes. Neste Ambiente Amigo seu cliente deve sentir conforto, bem-estar, aconchego. Deve, na medida do possível, sentir-se em casa!