Você deve usar seus recursos financeiros de maneira eficiente. Sempre em função de gerar mais lucros para você!
Muitos profissionais de saúde relatam que, depois de uma reforma na clínica, os clientes mudaram de comportamento. Alguns passaram a reclamar do preço e outros simplesmente não voltaram mais. As clínicas destes profissionais sem dúvida alguma eram muito bonitas, mas por algum motivo perderam a identidade com o público-alvo. Uma identidade construída ao longo de vários anos de relacionamento. Qual seria a melhor maneira de se fazer uma reforma ou de se mudar para uma clínica inteiramente nova?
Vamos a algumas dicas:
- Primeiro devemos definir se desejamos manter os clientes que temos ou se pretendemos mudar nosso público-alvo;
- Se você chegar à conclusão de que seus clientes, em sua maioria, são adolescentes de classe média alta e mais sofisticados, por exemplo, sua clínica deve ser criada para este perfil;
- Lembre-se de que um adolescente sofisticado é muito diferente de um adulto sofisticado. Uma sala de espera cheia de granitos e mármores importados, com madeiras escuras e peças de arte pode encantar um novo rico, mas o filho deste mesmo novo rico vai preferir um ambiente mais alegre e jovial, provavelmente com mais cores e metais;
- O erro mais comum é sofisticar demais a clínica, na esperança de melhorar o espaço, e assim, afastar os novos clientes que podem concluir que seu preço é alto com base na decoração sofisticada que veem. Os clientes podem ter uma percepção errada de seu preço;
- Não deixe que seja criado um espaço que possa aparecer com destaque nas revistas de decoração, mas que não vai te gerar nenhum lucro através da satisfação dos clientes. Um arquiteto que trabalha com a área de saúde não deve ter um estilo rígido de projetar. Precisa ter também empatia, que nada mais é que a capacidade de entender a alma do usuário do espaço.
Concluímos aqui que o segredo de um projeto bem feito é a pesquisa do perfil do cliente, detectando quais são seus reais desejos para colocá-los no ambiente. A partir disso, todo o processo de projeto deverá ser traçado em função do público escolhido.
Se quiser aprofundar um pouco mais nesse assunto, leia o post “Vai reformar sua clínica? Defina bem seu público e seus objetivos”. Se precisar de uma orientação, entre em contato e podemos conversar também! 😉