Você já parou pra pensar no que faz com que as pessoas procurem seus serviços? Entre tantas clínicas de ortodontia, por exemplo, por que alguém escolheria a sua? Se um cliente novo vai até seu consultório, o que faz com que ele continue a frequentá-lo?
Além do preço, condições de planos de saúde e facilidade de acesso, um outro fator é essencial para que os clientes optem pela sua clínica: a confiança. Se você inspira confiança em seu cliente, é provável que ele se sinta seguro para retornar ao seu consultório mais vezes e, em alguns casos, até mesmo para realizar um tratamento ou um serviço em longo prazo, como colocar aparelho fixo dentário e efetuar a manutenção mensal.
Ser atencioso é fundamental
Pode parecer clichê, mas é muito importante que sua atenção ao cliente esteja sempre em primeiro lugar. Ouça o que ele tem a dizer, procure entendê-lo, conversar, demonstrar que se importa com o que ele fala. Não há nada pior do que ir a uma consulta e ser atendido em cinco minutos por um profissional que pouco dialoga com você. Não seja somente protocolar, seu cliente deve se sentir acolhido. Isso faz com que ele confie em seu trabalho e goste de consultar com você.
Fique atento ao relógio!
Outro aspecto crucial para gerar confiança é manter a pontualidade dos atendimentos. Claro que pode surgir um ou outro imprevisto e atrasar a agenda, mas evite que a demora seja provocada por você ou pelos funcionários da clínica. Assim você evita constrangimentos: seu cliente não terá surpresas negativas e a equipe conseguirá cumprir a agenda do dia no tempo estipulado.
Cuide do ambiente de trabalho
Reserve horários de descanso para a equipe da clínica e mantenha alguns lanchinhos e bebidas, como sucos e café, para que os funcionários possam comer ao longo do expediente. Assegure-se também que o ambiente de trabalho esteja organizado e confortável. Deixe as bancadas desobstruídas, organize fios e cabos de modo que não fiquem aparentes e ocupando espaço no balcão, invista em armários para guardar papéis e em cabideiros para pendurar bolsas e casacos.
Cuide da sua equipe
Os funcionários são a porta de entrada da casa, especialmente os da recepção! Manter sua equipe motivada é um bom modo de conseguir resultados expressivos com eles e, por consequência, com seus clientes. Um grupo satisfeito com o trabalho tem mais disposição para realizar as atividades do dia a dia, passando confiança e tornando o consultório um ambiente mais amigável e acolhedor.
[…] A primeira impressão que o cliente tem do seu consultório ou clínica é muito importante! Como o cliente não tem como avaliar a competência clínica de um dentista, ele vai fazer esse julgamento com base nas informações que tem a mão, ou seja, pela aparência de sua clínica e pela simpatia do pessoal que atende. Esse ambiente vai criar uma experiência na mente do cliente e ele vai confundir a sensação criada por essa experiência com a imagem que tem de você (leia mais sobre como inspirar confiança em seu cliente). […]
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