Você já olhou para seu ambiente de trabalho e sentiu que ele precisava de uma repaginada? A decoração é uma parte importante da clínica e interfere diretamente em como seu cliente, sua equipe e você se sentem e se comportam no ambiente. Um consultório confortável, amigável e bem organizado proporciona sensação de tranquilidade. Se você pensa decorar sua clínica para torná-la um espaço mais agradável, é importante se atentar para alguns pontos essenciais:
1) Garanta que a cor das paredes passe tranquilidade e seja também adequada ao público. Paredes recém-pintadas deixam o consultório mais limpo e vivo. No entanto, é legal pensar bastante antes de escolher o tom das tintas que serão usadas.
Por exemplo, se você recebe um grande número de idosos em sua clínica ou de pessoas de classe média que têm um dia-a-dia muito atarefado, pintar as paredes de tons quentes, como laranja, pode não ser uma boa ideia. Eles reduzem os ambientes e podem tornar a ida ao médico ou ao dentista uma atividade ainda mais estressante. Já para jovens e adolescentes cores vivas, desde que em pequena quantidade e bem posicionadas, podem trazer um pouco de ânimo para o local.
Por isso, conheça seu cliente. Ah! E nada de azulejar toda a clínica. Apesar de deixarem a limpeza mais fácil, azulejos e pastilhas fazem com que o ambiente tenha uma aparência ainda mais hospitalar, sufocante e impessoal. Você sabia que clientes de dentistas acham que uma sala clinica azulejada parece um grande banheiro e que clientes de veterinários acham que um consultório todo azulejado parece um açougue? Essas referencias não são nada interessantes para sua clínica…
2) Não reaproveite móveis da sua casa. Sim, eu sei, parece uma ótima saída levar aquele sofá bonitinho que estava na sua sala de estar, mas que não cabe mais no seu apartamento porque você comprou um novo.
O ambiente do consultório deve ser pensado individualmente, com suas características próprias. Transformar a clínica em um depósito de objetos e móveis que não têm mais utilidade para você definitivamente não é uma boa ideia. Em primeiro lugar, porque alguns deles não combinam entre si, não estão em bom estado e, principalmente, não irão tornar o espaço confortável para o cliente. Pense em sofás, cadeiras, bancadas e arranjos de uma forma integrada para que eles façam sentido em um consultório.
3) Entretenha! A sala de espera, por si só, já é um local que gera muita ansiedade: as pessoas geralmente não sabem o que esperar da consulta, estão ali com pressa para serem atendidas e voltar para as tarefas cotidianas… Então, é legal investir em um ambiente amigável, calmo e que seu cliente possa ter essa sensação minimizada. Para isso, observe quem é o seu público e pense em distrações apropriadas para ele.
Se você recebe muitas crianças, por exemplo, reservar um cantinho com tapete emborrachado, alguns brinquedos e gibis pode tornar o espaço bem mais divertido. Mas se é uma clínica médica, cuidado ao criar esses espaços de interação infantil… as mães tem medo de deixar seus filhos perto de outros que podem estar doentes! Ao mesmo tempo em que quadros, enfeites, e revistas – sempre atualizadas! – sobre economia e beleza podem ser meios interessantes para entreter adultos. Uma rede de wi-fi livre também costuma ser um ótimo recurso para tornar o ambiente da clínica mais agradável para seus clientes.
4) Garanta que a decoração deixe o espaço organizado e confortável. Não coloque informação demais. Muitos quadros, enfeites, vasos de plantas, cadeiras, televisores… itens decorativos em excesso acabam tornando o local mais abafado do que aconchegante. A medida correta para os adornos é sempre aquela que cria aconchego sem exagero de informações.
Pense na disposição dos objetos de acordo com o tamanho do seu espaço. Uma clínica com sala pequena não comporta mais de uma TV, por exemplo, ou TV e som ambiente. Já pensou que angustiante estar em um local apertado, esperando para ser atendido e tendo que ouvir sons de dois canais e duas programações diferentes simultaneamente? Não parece uma boa escolha, certo? E, claramente, seu objetivo não é deixar o consultório inóspito, e sim criar um ambiente amigo e acolhedor!
[…] saber um pouco mais sobre o assunto, leia nosso post com 4 dicas para decorar sua clínica e como cativar seus clientes […]