Já sentiu que seu consultório precisava ser reformado? Móveis pouco funcionais, decoração ultrapassada e problemas estruturais são algumas características que fazem um profissional da saúde optar por uma mudança no local de trabalho. Alterações que tornem sua clínica mais agradável são sempre positivas, mas na hora de iniciar uma reforma é essencial considerar quais são seus objetivos e seu público alvo.
Se você tem uma clientela fiel e deseja mantê-la, pense primeiro quais podem ser os impactos de uma reforma completa na clínica. Caso a maior parte dos seus pacientes seja de baixa renda, por exemplo, um consultório novo, com decoração e mobiliário suntuosos, muito diferente do que estavam habituados, pode deixa-los com a impressão de que você também irá aumentar os preços dos serviços. Tome cuidado para não afastar mais seus clientes do que trazer novos interessados.
Seu objetivo também pode ser atender um público diferente do que está acostumado. Nesse caso, analise primeiro as condições do bairro onde sua clínica está. Não adianta fazer uma reestruturação gigantesca, utilizar os materiais mais caros do mercado, comprar equipamentos de ponta e deixar o consultório super-requintado, se pessoas de classe alta não frequentam o local em que você atende. Se os novos clientes não têm carro, por exemplo, é preciso que o consultório esteja em um local que tenha fácil acesso ao transporte público. Da mesma forma, você deve garantir que haja um estacionamento dentro ou próximo ao seu estabelecimento se o público que você quer atingir ande majoritariamente de carro.
Outro cenário comum é o de profissionais da área da saúde que já atendem pessoas de classes média e alta, mas o consultório ficou parado no tempo. Tanto móveis e decoração quanto equipamentos desgastados contribuem para uma imagem antiquada e negativa da clínica e podem, inclusive, impedir que esses clientes indiquem seus serviços para amigos e colegas interessados. Reestruturar o local será de grande ajuda para manter o estabelecimento coerente com a faixa econômica de quem o frequenta e também para atrair novos pacientes. O segredo para fazer uma boa reforma e colher frutos positivos dessa experiência é dar um passo de cada vez. Uma clínica pequena e simples que, do dia para a noite, se torna extremamente luxuosa e de grande porte não atrai imediatamente clientes de alta renda, e ainda pode afastar outros possíveis interessados em seus serviços.
Você deve entender e conquistar seu público! Perceba quais características ele valoriza e assegure que, com a reestruturação, seu consultório ainda mantenha um ambiente amigo, em que seus clientes se sintam confortáveis e dispostos a frequentá-lo.
[…] quiser aprofundar um pouco mais nesse assunto, leia o post “Vai reformar sua clínica? Defina bem seu público e seus objetivos”. Se precisar de uma orientação, entre em contato e podemos conversar também! […]